terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cuidado com a língua - Parte I

Foto pessoal: Parque Lage

Hoje quero iniciar uma série de reflexões sobre o cuidado que devemos ter com a nossa língua, pois é um tema que merece nossa  total atenção, tempo para meditar, mudança de comportamento e que é muito abrangente.

Primeiramente devemos prestar muita atenção ao conteúdo de nossas conversas, além delas estarem repletas de julgamento, podem em nada ser edificantes. A língua é um órgão do corpo de díficil domínio, porém é possível controlá-la.

Temos por hábito enxergar nos outros mil defeitos e falhas, sem muitas vezes nos atentarmos para nosso interior (mas isso é outra reflexão que pretento fazer mais adiante), mas caso a sua intenção seja advertir uma pessoa, veja o que a Bíblia diz:

"Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado." Gálatas 6:1

Em outras versões a palavra mansidão é substituída por brandura ou humildade, ou seja, quando for fazer a exortação a alguém, faça da maneira correta como está nas escrituras. Não vá até a pessoa com o coração pesado, orgulhoso e cheio de julgamentos.

Muitas pessoas podem dizer: "Eu não faço fofoca, mas adoro escutar uma rs..." Cuidado !!! Ouvir fofoca é tão errado quanto fazer fofoca. Eu sei que é díficil se afastar de tudo isso (digo isso por mim), mas se faz necessário e Deus nos capacita.

Ouvir faz tão mal, quanto falar. Veja o que a Bíblia diz a respeito disso:

"O ímpio dá atenção aos lábios maus, o mentiroso dá ouvidos à língua destruídora." Provérbios 17:4

Que o Senhor tenha misericórida de nós, que abra nossos olhos e nos afaste daquelas pessoas que só querem semear discórdia. Não tem pessoas que são conhecidas por "destilarem o seu veneno" ? Pois bem... não empreste os seus ouvidos a elas.

Pessoas que são maduras espiritualmente conseguem controlar a sua própria língua. Eu busco em Deus diariamente manter a minha boca fechada, mas confesso que é díficil. O processo de santificação é assim mesmo: gradativo...

"Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum." Tiago 1:26

Minha oração nessa manhã de terça-feira é que examinemos a nós mesmos, que cada um olhe para dentro de si, que Deus traga tudo a luz o que está errado e que busquemos Nele a força para mudarmos o que tem que ser mudado. Pedir perdão pelas palavras que nunca deveriam ter sido proferidas, pelas conversas que nunca deveriam ter sido desenvolvidas da maneira que foi, pelos ouvidos que emprestamos a pessoas erradas. Que haja arrependimento verdadeiro e que a mudança de comportamento seja genuína. Amém !

Bjs, Andreza Mattos

Nenhum comentário: